Como utilizar a protoboard

A protoboard é sem sombra de dúvida uma ferramenta indispensável para quem esta entrando no mundo da eletrônica, seja você um estudante de eletrônica ou um hobbysta, com ela é possível montar uma infinidade de circuitos sem a necessidade de soldar componentes em placas de circuito impresso possibilitando assim a reutilização dos componentes em outros projetos.

O grande aprendizado que a protoboard traz ao iniciante de eletrônica, é a possibilidade de desenvolver o raciocínio logico montar e testar diversos circuitos eletrônicos sem ter que soldar componentes, de uma forma fácil e amigável o iniciante em eletrônica coloca em pratica todo o aprendizado teórico que estudou nos livros, e comprovar como os componentes se comportam no circuito, bem como funciona o próprio circuito.

Se você não tem certeza de como um determinado circuito irá se comportar durante seu funcionamento, a protoboard é o lugar mais recomendado para montar este circuito e efetuar todos os testes necessários. Uma outra utilização muito comum é interligar sensores e circuitos integrados (CIs) aos diversos microcontroladores disponíveis como, por exemplo, o Arduino e o Raspberry.

Antes de começar a montar os circuitos na protoboard, é necessário conhecer as áreas disponíveis na protoboard e entender como ela funciona. Na imagem abaixo temos as três áreas disponíveis na protoboard, a área para montagem de CIs (parte central da protoboard), a área para distribuição da alimentação elétrica (duas linhas superiores e inferiores) e a área para montagem dos componentes (colunas). As linhas azuis representam as ligações internas da protoboard, ou seja, internamente elas já estão interligadas.

Com isso pode-se observar que as linhas de alimentação estão separadas no meio, formando 4 barramentos de alimentação que permitem a utilização de diferentes fontes de energia. Apenas atente-se que esta separação está disponível apenas para os modelos de protoboards maiores (840 ou mais furos), para os modelos menores não existe esta separação. Também observamos que as colunas formam agrupamentos de 5 furos em 5 furos, ou seja, assim que inserirmos um componente em um dos furos, ele estará eletricamente conectado a todos os outros furos daquela coluna.

Agora que você aprendeu como a protoboard funciona, vamos a montagem do primeiro circuito. Para montar este circuito, você ira precisar dos seguintes componentes:

  • 1 x LED;
  • 1 x Resistor de 300Ω;
  • 1 x Chave Momentânea (PushButton);
  • Jumpers;
  • 1 x Fonte de Alimentação de 5V.

Uma representação muito comum de se encontrar circuitos eletrônicos é a representação esquemática, na imagem abaixo é apresentado o circuito esquemático que você ira montar, onde o positivo da fonte de alimentação (representado por uma seta) está conectado ao LED (triângulo com uma pequena linha e setas apontando para fora). O LED por sua vez está conectado ao resistor (representado por essa linha em zig zag) que está conectado ao botão. Por fim a linha horizontal representa o negativo ou GND da fonte de alimentação.

Entender as ligações da representação esquemática é fundamental para uma montagem simples e funcional na protoboard, não existe uma única forma de se montar um circuito na protoboard, porém as conexões representadas no esquemático devem ser respeitadas. Além disso, mundialmente as pessoas utilizam a mesma simbologia e representação.

Uma técnica de montagem é seguir uma sequência. Para montar este circuito, você deverá fazer da seguinte forma:

  • Primeiro defina a entrada de energia na protoboard (positivo em cima e negativo em baixo).
  • Posteriormente coloque o LED com o anodo (positivo) virado para o lado que conectou os 5V; Para identificar o anodo do LED, basta verificar o maior terminal do componente.
  • Na mesma coluna do catodo (negativo) do LED ligue um dos terminais do resistor;
  • Para finalizar, ligue o botão na mesma coluna do outro terminal do resistor e, por fim, ligue o botão ao GND.

ATENÇÃO:
Revise todas as conexões antes de energizar o circuito! Este procedimento é extremamente importante para se evitar curto-circuito e possíveis danos aos componentes eletrônicos.

Com o circuito montado, todas as vezes que você apertar o botão o LED deverá acender e ao soltar ele apagará. Com isso terá montado o primeiro circuito na protoboard! Abaixo coloco uma forma de montar o circuito acima, e lembre-se que não existe apenas uma forma de se montar e que a prática leva a perfeição.

Agora que já sabe como montar circuitos na protoboard, mãos a obra e aprenda com os erros!

 

Prof. José Carlos.

 

 

Prof. José Carlos

Professor e coordenador de cursos de tecnologia em eletrônica, criador e administrador do Site Canal da Eletrônica. Engenheiro com formação em eletrônica com mais de 30 anos de experiência dedicados em capacitar profissionais para atuar no mercado de trabalho.

Website: https://www.canaldaeletronica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.