Estrutura de um laboratório de eletrônica

Resolvi criar um artigo falando da necessidade de se criar novos conceitos para a construção de laboratórios técnicos dentro da norma de segurança exigida nos dias atuais.

O mundo tecnológico muda muito rapidamente, os profissionais da área de tecnologia tem que ficar atentos a essas mudanças para não ficarem obsoletos.

Tenho reparado que alguns laboratórios técnicos, se é que podemos chamar assim, continuam iguais as “OFICINAS DE ELETRÔNICA DOS ANOS 80”.

h0173k23

Percebo que alguns profissionais relutam em mudar, criar novos conceitos, estruturar novos ambientes de trabalho, estudar as novas mudanças e oferecer treinamento a sua equipe de profissionais.

Também percebo que muitas vezes essa relutância é uma questão meramente financeira. O responsável pela empresa incorpora na planilha de despesas um eventual “investimento” em adequação do ambiente de trabalho e a preparação da sua equipe técnica.

Para se criar um local de trabalho dentro das normas de segurança exigidas, onde serão abertos e reparados equipamentos eletrônicos caros e de alta tecnologia, o investimento é relativamente pequeno. O custo para oferecer uma condição ideal de trabalho pode ser menor do que uma placa danificada.

Nesse novo ambiente de trabalho, algumas variáveis deverão ser controladas, as mais importantes são: Acesso de pessoas estranhas ao processo, temperatura e umidade relativa do ar e o controle da ESD.

Começando a montagem do laboratório.

-Detall-Lab-ESD-worktable-for-EAP (2)

  1. Primeira coisa que deverá ser feita após escolha do local onde o laboratório deverá ser montado, é providenciar um bom aterramento e uma boa iluminação. Todas as bancadas, assim como os equipamentos de trabalho, (estação de solda, estação de retrabalho, fonte, etc) devem estar aterrados, e o local deverá ser grande o suficiente para o número de funcionários que ali irão trabalhar bem como possuir paredes claras com uma iluminação branca e fria.
  2. O piso não poderá ser de carpete, forração ou madeira. O correto seria o uso de placas de vinil dissipadoras de calor instaladas com epóxi condutor formando uma grande superfície condutora e então aterrado, algo muito caro para uma pequena empresa. Portanto, piso frio é o mais recomendado nesse caso.
  3. O local deverá ter temperatura e umidade relativa do ar controlada. Recomenda-se que a umidade seja mantida acima do padrão mínimo da indústria que é de 21% de umidade relativa do ar. Abaixo desse valor poderá haver um maior acumulo de cargas estáticas dentro do laboratório e nesse caso os ventiladores de íons devem ser usados. Em relação a temperatura, a recomendação para locais com equipamentos eletrônicos é de 21º C.
  4. A quantidade de materiais isoladores dentro de um laboratório deverá ser controlada, como por exemplo a permanência de caixas de papel ou papelão, sacos plásticos, principalmente sacos bolha branco, mantas de borracha entre outros materiais.
  5. Controle total sobre a ESD, e nesse tópico vou postar uma aula aqui no blog e no meu canal no youtube, falando sobre a eletricidade estática e seus efeitos nocivos a eletrônica.

-Detall-Lab-ESD-worktable-for-EAP (1)

Seguindo essas recomendações o laboratório estará adequado as normas de segurança para trabalho com equipamentos eletrônicos.

-Detall-Lab-ESD-worktable-for-EAP (3)

 

Prof. José Carlos

Prof. José Carlos

Professor e coordenador de cursos de tecnologia em eletrônica, criador e administrador do Site Canal da Eletrônica. Engenheiro com formação em eletrônica com mais de 30 anos de experiência dedicados em capacitar profissionais para atuar no mercado de trabalho.

Website: https://www.canaldaeletronica.com.br

16 Comentários

  1. Helder

    Bom dia, professor!
    Fiquei com dúvida nesse trecho que fala sobre o carpete. Onde houve o embasamento para essa afirmação?

    O piso não poderá ser de carpete, forração ou madeira. O correto seria o uso de placas de vinil dissipadoras de calor instaladas com epóxi condutor formando uma grande superfície condutora e então aterrado, algo muito caro para uma pequena empresa. Portanto, piso frio é o mais recomendado nesse caso.

    • Ola Helder!
      Carpete é um tremendo gerador de carga estática, caminhar sobre carpete gera milhares de Volts.
      Sei que o certo é inviável para uma pequena empresa, portanto o piso frio é a melhor coisa a fazer, jamais utilize carpete.
      Desculpe pela demora da resposta!
      Estamos juntos!
      Obrigado!

  2. Felipe Djairt Soares

    Olá Professor.

    Após pesquisar sobre laboratórios profissionais, acabei por me deparar com sua publicação. Bem direta e interessante quanto aos cuidados com ESD. Gostaria de aproveitar o espaço para perguntar se existem documentos técnicos ou até mesmo cursos que tratem especificamente deste tópico que considero muito importante para o futuro profissional, que são os planos gerais e específicos para projetar um laboratório de eletrônica profissional , dentro de padrões adequados. Onde posso buscar materiais e/ou formação competente para tal tópico ?

    Grato desde já.

    • Olá Felipe.

      Obrigado por acessar o canal da eletrônica!
      Recomendo que você consulte sempre a IPC (IPC é uma associação global que determina normas para a industria de eletrônicos no mundo todo), la você encontrara um farto material didático com vídeo aulas.

      http://www.ipctraining.org

      Um abraço!
      Prof. José Carlos

  3. Fabiana

    Olá Professor, estamos montando uma bancada de componentes eletronicos de computadores e gostaria de saber se existe algum cuidado que poderia tomar para que meus colaboradores não tivessem qualquer dano futuro. Tratamos em média com 100 notebooks/dia e, pela quantidade, temo que possam causar futuros prejuízos. Aguardo sua resposta. Obrigada Fabiana

    • Olá Fabiana!
      Para trabalhar com componentes eletrônicos de última geração é necessário o máximo de cuidado com relação a eletricidade estática, recomendo que você aterre bem a bancada e todas as tomadas que nela exista e que os profissionais também estejam aterrados por pulseira e que seja usado apenas ferramentas esd (jaleco, sacos, pinceis, dispense etc…).
      Qualquer dúvida que você tenha entre em contato e recomendo que assista o vídeo que está em meu canal no Youtube sobre ESD ou baixe e leia o artigo que escrevi sobre o assunto.

      Att.
      Prof. José Carlos

  4. stenio santos da silva

    como faço para fazer com uma bancada central e que inclua varios outros serviços

    • Olá Stenio, tudo bem?
      De volta de merecidas férias e pronto para encarar 2019 me deparei com sua pergunta.
      Pelo que entendi você quer uma bancada multifuncional que atenda a diversas áreas de atuação!
      Você ate pode ter alguns equipamentos que seja utilizado em diversos seguimentos, como por exemplo:
      Multímetro digital, multímetro analógico, estação de ferro e ar quente, etc….
      Porem a bancada de trabalho devera estar adequada para o que você ira fazer, se for trabalhar com manutenção de celulares por exemplo, o espaço necessário é pequeno porem se for trabalhar com TV terá que possuir um bom espaço, e independente de qual setor vai trabalhar a bancada deverá estar aterrada.

      Abraço

      Prof. José Carlos.

  5. Osmar G. Bispo

    Boa tarde Professor
    José

    O senhor poderia me ajudar dando-me dica de um esquema eletrico de bancada para manutenção de celular, como de luminaria, reguas de tomadas com disjuntores.
    desde já agradeço
    Osmar

    • Olá Osmar!
      Em regra geral qualquer bancada de eletrônica independente de qual a sua destinação devera possuir tomadas de 127 V e 220 V identificadas e aterradas, se você for fazer as tomadas use cabo de 2,5 mm² e um disjuntor 16 A e tomadas de 3 polos, devera ter uma boa iluminação e lupa de bancada de no máximo 5X de ampliação. Espero ter ajudado.

      Um Abraço.

  6. ADRIANO DIAS DOS ANJOS

    Olá professor, sou administrador de um fórum sobre mecatrônica automotiva, 90% dos usuários possuem laboratórios, a maioria improvisados sem qualquer layout que facilite o trabalho de reparação, pesquisando sobre “Laboratórios de eletrônica” para fazer um post, me deparei com seu texto que cabe exatamente no que eu queria, simplicidade, clareza etc..a pergunta é…O senhor me autoriza a reprodução do seu texto em um post no fórum? Obviamente cultivamos o hábito de mencionar a fonte, muito obrigado fico no aguardo da sua resposta.

    • Ola Adriano!

      É uma satisfação recebe-lo aqui no canal da eletrônica.
      Esteja a vontade em compartilhar meus textos. O objetivo do meu canal é de ajudar meus alunos e a todos que atuam na área, a cada vez mais se tornarem profissionais qualificados, podendo assim executar serviços de excelência em seus laboratórios diminuindo o amadorismo existente no mercado.

      Um abraço.

      Prof. José Carlos.

  7. Anderson

    Muito esclarecedor professor! Obrigado por ceder este espaço a nós que estamos iniciando neste mundo!

    • Anderson, este espaço é a concretização de um sonho.
      Em 2014 percebi a necessidade de criar um canal de comunicação permanente com meus ex-alunos, que muitas vezes ao termino do treinamento perdiam totalmente o contato comigo, ao final de 2015 criei o Blog “Canal da Eletrônica”, aqui estaremos conectados, eu, vocês e a tecnologia.

      Um grande abraço.

      Prof. José Carlos.

  8. Afonso Jorge kiala

    Muito obrigado professor pela dica na prossima vamos melhorar o futuro laboratório

    • Afonso, faça o download do e-Book que disponibilizei na página inicial e continue seus estudos.

      Boa sorte, um abraço!

      Prof. José Carlos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.