iPhone 6 erro 53 como resolver
A multinacional norte-americana, famosa por carregar o logo da maça, dispensa apresentação. Hoje, famosa por desenvolver dispositivos tecnológicos, entre eles, os conhecidos iPads, iPhones, iMacs e mais recentemente, o Apple Watch, referencias em quesito qualidade, design, desempenho, acabamento, a Apple é uma das empresas que mais se preocupam em manter e zelar pela fama que detém, ocupando por certos períodos o título de “marca mais valiosa do mundo”.
Para garantir a qualidade e funcionamento de seus produtos, a Apple conta com uma política diferente das usuais do mercado, para atendimento de garantia de seus produtos, que consiste em substituir o dispositivo problemático por um novo dispositivo similar, caso haja defeitos de fabricação e que não estejam enquadrados como “dano acidental”, caso o problema ocorra dentro do prazo de 12 meses a contar da compra de seus dispositivos.
Desde o iPhone 5S (posteriormente o iPhone 6, 6+, 6S e 6S+), a Apple conta com um botão home diferenciado, por possuir a função de leitor biométrico, onde o usuário não mais necessita inserir senhas para desbloqueio de tela, entre outras funções, podendo acessar seus dispositivos, com um leve toque de dedo após configurar suas digitais no próprio dispositivo.
Acontece que, junto a essa novidade, para os técnicos “não oficiais” área de telefonia, trouxe também uma outra novidade: caso o dispositivo tivesse o botão home danificado e necessitasse da troca, essa substituição poderia ser realizada, mas seu leitor biométrico não mais funcionaria adequadamente. Nesse caso o botão passa a funcionar como o botão home de seu antecessor (iPhone 5).
Posteriormente, com o lançamento do IOS 9, além de os leitores biométricos não funcionarem, ao substituir o botão home com o leitor biométrico e efetuar a atualização de sistema fornecida pela Apple, o dispositivo ficava inutilizado. Problema relatado pelos técnicos ou usuários como o “famoso erro 53”, onde no momento da atualização era constatado pelo Itunes que o botão home instalado não correspondia com a placa do aparelho e assim sendo, não permitia a conclusão da atualização/restauração do sistema e a inutilização do dispositivo.
Essa ação rendeu diversos processos para a Apple, visto que a fabricante não poderia obrigar que seus usuários não pudessem optar por recorrer a assistências não oficiais para reparos diversos (substituições de telas, câmeras, baterias, dentre outros) em seus dispositivos Apple.
Após esse problema atormentar técnicos e usuários por um certo tempo (tempo até demais, levando em consideração o investimento que é feito ao adquirir um desses dispositivos) e alguns processos para a multinacional, surgiu a esperança aos usuários que tinham seus dispositivos como “mortos” até a presente data.
Nessa situação, ao recorrer å fabricante, não tinham assistência e se viam com um “tijolo” caríssimo em mãos.
A Apple lançou na ultima semana uma nova compilação (13D20) do iOS 9.2.1, destinada exclusivamente aos usuários que se encontrem na situação acima descrita, onde essa nova compilação iram liberar os dispositivos inutilizados, trazendo-os novamente a vida.
Lembrando que os leitores biométricos continuarão a não funcionarem, para os botões home substituídos, funcionaram como um botão home normal, com todas suas funções exceto a função de leitor biométrico.
A quem interessar, deixo aqui o link onde poderão ser baixado essa nova compilação e após a instalação, voltar ao funcionamento seus dispositivos:
Espero que esse artigo possa auxiliar aos profissionais da área, esclarecer dúvidas de usuários, que fiquem cientes de seus direitos de escolha em buscar reparos para seus dispositivos em assistências de sua confiança e preferência e que, seja mais um caminho de ter acesso a ferramenta que irá mudar a condição atual dos dispositivos inutilizados.
Sucesso a todos!
Prof. Camila