Medições em componentes eletrônicos parte 1
O multímetro é o instrumento mais utilizado no teste de componentes eletroeletrônicos. Em meu blog apresentarei alguns artigos ensinando algumas práticas para testar diversos tipos de componentes e analisar os resultados obtidos. Começaremos com o teste do semicondutor diodo.
O diodo comum é um componente formado por dois cristais semicondutores, sendo o silício matéria mais utilizado. Na sua construção cada cristal sofre um incremento (dopagem) com outros materiais, formando assim uma pastilha do tipo (N) e outra do tipo (P).
Análise e identificação dos terminais de um diodo com um multímetro digital:
Veja abaixo o símbolo do diodo e o componente físico em SMD.
Se o ânodo e o cátodo do diodo estão identificados:
· Selecionar através do comutador rotativo do multímetro a posição de análise de diodo;
· Conectar as pontas de prova ao multímetro;
· Conectar a ponta de prova vermelha do multímetro (+ da pilha interna) ao ânodo (A) e a ponta de prova preta (- da pilha interna) ao cátodo (K). No display deverá aparecer um certo valor de Tensão da ruptura da junção PN, podendo variar de 500mV a 700mV;
· Conectar a ponta de prova vermelha do multímetro (+ da pilha interna) ao cátodo (K) e a ponta de prova preta (- da pilha interna) ao ânodo (A). No display deverá aparecer a indicação de resistência infinita;
· O diodo sob teste está em bom estado.
Se o ânodo e o cátodo do diodo não estão identificados:
· Selecionar através do comutador rotativo do multímetro a posição de análise de diodo;
· Conectar as pontas de prova ao multímetro;
· Conectar a ponta de prova vermelha do multímetro (+) a um dos terminais e a ponta de prova preta (-) ao outro terminal.
Se no display aparecer um certo valor de resistência, é sinal que estamos polarizando diretamente a junção PN. Logo o terminal do diodo que entrou em contato com a ponta de prova vermelha é o ânodo (A) e o terminal que entrou em contato com a ponta de prova preta é o cátodo (K).
Se no display aparecer a indicação de resistência infinita, é sinal que estamos polarizando inversamente a junção PN. Logo, o terminal do diodo que entrou em contato com a ponta de prova vermelha é o cátodo (K) e o terminal que entrou em contato com a ponta de prova preta é o ânodo (A); O diodo sob teste está em bom estado. Observe a figura.
Conceito teórico sobre a polarização de um diodo (Junção PN)
· O diodo pode apresentar os seguintes problemas:
· Diodo com a junção em curto;
Nesse caso a leitura de resistência que iremos obter para os dois sentidos de polarização será zero ou próximo de zero.
A outra possibilidade de encontrar um diodo defeituoso seria se a sua junção estivesse rompida (aberta), nesse caso a leitura encontrada no multímetro serio o infinito para os dois lados de medição.
Ate a próxima!
Prof. José Carlos.
8 Comentários