Medições em componentes eletrônicos parte 3
Dando continuidade, nesse tópico irei abordar o resistor linear fixo. Resistor é um componente passivo, não polarizado e formado por um material mau condutor que dá nome a sua classe, “filme de carbono, níquel-cromo ou filme metálico”, tem como função diminuir a corrente e dividir a tensão em determinados pontos do circuito. Usado na polarização dos circuitos eletrônicos e de fundamental importância para o perfeito funcionamento dos Circuitos Integrados e Transistores. Sua leitura é medida em OHM (Ω).
Símbolos:
Resistor de Filme Metálico:
São usados quando uma tolerância mais precisa é requerida, são muito mais precisos em relação aos resistores de filme de carbono. A sua tolerância é de ±0.05% a ±2%.
Resistor de Filme de Carbono:
Resistor barato e de pouca precisão, este é o propósito do resistor de filme carbono, estes resistores são encontrados normalmente com tolerância de ±5% a ±10% do valor da resistência.
Resistor de Fio:
O resistor de fio é feito de arame de níquel cromo, e por causa disto, eles podem ser fabricados com valores precisos. Também, e possível fabricar resistores de alta dissipação térmica que podem ser feitos usando um fio de níquel cromo mais grosso.
Os resistores THT são codificados por cores, existindo por tanto uma tabela de código de cores.
Existem resistores de 4 faixas e 5 faixas, sendo que a primeira faixa nunca começa com ouro ou prata, a penúltima faixa é a multiplicadora e a última é o quanto o valor lido pode variar do valor medido.
A tolerância de um resistor denota a variação do valor da resistência. Como exemplo citamos um resistor de 100.000 Ohms (100KOhms) com 5% de tolerância, seu valor real pode estar entre 95.000Ohms e 105.000Ohms (95KOhms e 105KOHms).
Potência do resistor:
Se a máxima potência ao qual o resistor é taxado for excedido, esse ficará extremamente quente, e pode até mesmo provocar queimadura quando nele encostamos, levando a sua queima. As potências dos resistores são tipicamente taxadas em sua grande maioria como 1/8W, 1/4W, e 1/2W.
Medição:
O defeito que pode apresentar um resistor seria seu rompimento ou sua alteração para um valor maior.
A medição correta seria fora do circuito, porém, estando no circuito escolha uma escala apropriada a ele como se estivesse fora do circuito e meça nos dois sentidos. Se em pelo menos um sentido a leitura for maior que o valor indicado no corpo, o resistor pode estar com defeito, retire-o da placa e confirme sua leitura fora do circuito.
Até breve
Prof José Carlos