O que se espera do técnico de manutenção
Técnico de manutenção, atuante na área de assistência técnica a equipamentos eletrônicos, é pessoa capacitada a identificar os problemas dos equipamentos e consequentemente solucioná-los. Para que isso aconteça, entre outras habilidades é necessário que ele possua capacidade analítica e raciocínio lógico.
Quando o equipamento eletrônico defeituoso chegar às mãos do técnico, esse deverá estar apresentando pelo menos um sintoma (defeito) e esse sintoma terá pelo menos uma causa. Cabe a esse profissional através de minuciosa análise acompanhada de raciocínio lógico, utilizando-se de testes dinâmicos (medições de tensão) e estáticos (testes de componentes), determinar a origem do problema, substituindo o componente (ou os componentes) defeituoso, que impede o perfeito funcionamento do equipamento.
A melhor forma de constatar a causa do problema é por intermédio da setorização. É do conhecimento do profissional que o circuito eletrônico (placa) possui diversos setores e que cada setor tem sua responsabilidade (função), para o perfeito funcionamento do equipamento em análise.
Exige-se que o técnico tenha o máximo de dedicação e atenção (foco), organização, habilidade com as ferramentas, bom conhecimento instrumental e técnico são pré-requisitos indispensáveis. Ter conhecimento das novas tecnologias existentes no mercado, e dos novos componentes eletrônicos é obrigação do profissional.
Prof. José Carlos
4 Comentários